ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO HYDRA



Manual do Condômino

* Atualização de 06/05/2018 *



A administração do condomínio do Edifício Hydra deixa algumas dicas de boas convivência e boas práticas para condôminos e visitantes.



Ao entrar no condomínio:



Para quem chega da praia


O ideal é a entrada pelo portão lateral pois logo após o mesmo se encontram as duchas para que possam ser utilizadas ao chegar da praia e assim seguir o caminho até os blocos pela calçada para evitar transtornos de poças de água nas escadarias e saguões colocando em risco a passagem de outros moradores.

Ao utilizar as duchas evite deixá-las abertas pois no final do mês refletirá em sua tarifa do condômino.

É proibido lavar alimentos nas duchas externas.

E quanto aos objetos de praia como cadeiras, guarda-sol, esteiras, carrinhos, entre outros evite deixá-los nas áreas comuns, o ideal levá-los para o apartamento.

Sempre ao chegar da praia é ideal que os adultos auxiliem as crianças no uso das duchas para que não se torne uma brincadeira, afinal o uso da água que precisa ser de forma maneirada para o bem do planeta.



Para quem chega de carro


Cada morador tem seu controle remoto que abre o portão principal, procure sempre estar com o controle remoto ao sair e entrar, pois nem sempre terá alguém para abrir pra você. Cuidado com o tempo do portão que fecha sozinho procure não enrolar ao entrar ou sair, pois poderá haver mais moradores querendo entrar ou sair.

Respeite o limite de velocidade de 10 km/h no pátio do condomínio, pois há crianças circulando e não é necessário correr nestas dependências.



Para quem chega a pé e para as escadarias


Sempre que chegar procure limpar os pés no tapete e tomar cuidado para não molhar a escadaria para evitar transtornos.



Ao estacionar



Vagas de Garagem


Cada apartamento possui uma vaga na garagem coberta identificada com seu número, e uma vaga descoberta no pátio da frente do condomínio ou no pátio de acesso pelo portão lateral.

Procure utilizar a sua vaga, pois nunca se sabe quando o morador da vaga que você pensa em colocar seu veículo vai chegar e se torna desagradável estas situações, e podem gerar muita confusão.

Estacionar corretamente o veículo colabora para que todos os veículos consigam ficar em suas respectivas vagas delimitadas.

Quanto as vagas livres podem ser utilizadas apenas pelos moradores e prestadores de serviços ao condomínio.

Se a visita chegar ceda uma de suas vagas a ela, se não for possível há um espaço na frente do condomínio que pode ser usado para que o automóvel fique lá se for por pouco tempo.

Mas lembre-se o condomínio não é responsável pelo seu automóvel, sempre chaveie as portas, feche os vidros e desligue os faróis ao sair dele.

Procure não passar das demarcações das vagas, não buzinar, se necessário o uso de faróis o ideal é em luz baixa.



Bicicletas


Ao chegar procure não deixar sua bicicleta nas vagas do pátio e pelas dependências, guarde-a sempre aonde é de costume.

Procure não deixar sua bicicleta nas áreas comuns do prédio e perto de escadas pois acidentes podem acontecer.

Procure sempre passar o cadeado na sua bicicleta, pois o condomínio não é responsável em caso de furto.



Uso relativos aos apartamentos



No varal



É um local de uso coletivo, procure utilizar prendedores em suas roupas e retirá-las assim que secar, pois poderá haver mais pessoas precisando utilizar este espaço.

Evite expor o uso de roupas íntimas no varal coletivo.



Ao subir Malas


Ninguém precisa saber que você está passando, procure fazer pouco barulho para não incomodar quem está nos apartamentos vizinhos.

Evite deixá-las nas áreas comuns para levar depois.

Para quem entra na entrada lateral a primeira vaga próxima ao bloco é destinada para carga e descarga apenas, não sendo permitido estacionar veículos lá por mais de 15 minutos.



Barulho


Lembre-se que morar em condomínio é saber que os vizinhos de baixo, de cima e do lado estão mesmo sem querer ouvindo você, procure tomar cuidado com o tom da voz, discussões, gritos.

Ao arrastar móveis, ligar secadores, brinquedos, e lidar com coisas que façam barulho utilize o horário em que comercial das 8 as 18 h.



Janelas


Sempre ao abrir, prenda a sua janela, pois é desagradável o barulho dela batendo para os seus vizinhos, sem contar que pode danificar a mesma.

Não é permitido colocar toalhas, tapete, roupas penduradas na janela, pois não passam uma boa impressão de seu apartamento e não colaboram na beleza do condomínio.

Dica: Procure deixar sempre com a telinha para evitar a entrada de insetos.

E utilize cortinas pois quem passa pode ver o que esta acontecendo em seu apartamento e algumas cenas podem ser constrangedoras.



Torneiras e gás de cozinha


Ao ir embora verifique se as torneiras estão fechadas e o gás desligado pois caso aconteça algo pode pôr a vida de todos em risco e causar danos materiais.



Ocupantes nos apartamentos em caso de locação


Nos apartamentos de três quartos são permitidos 3 crianças e 7 adultos, e os apartamentos de dois quartos de 2 crianças e 4 adultos.



Quando ao lixo doméstico



No apartamento



Pela pia evite deixar a comida e palitos de fósforo ir para o encanamento, e no banheiro evite jogar coisas na patente, pois os danos são enormes e desagradáveis a todos.

Procure fazer a coleta seletiva, afinal o meio ambiente depende de nossas ações.



Ao jogar o lixo


Ensaque seu lixo corretamente, e não deixe ele na porta do apartamento e áreas comuns, pegue as chaves (que ficam ao lado das garagens) quando for levar à lixeira que fica ao lado do portão principal.

Não acomode seu lixo fora da lixeira, por mais que esteja ensacado.

Nunca jogue nada da sua sacada ou janela.

Dica: Separe o lixo reciclável do comum, a coleta seletiva passa toda sexta feira em nosso balneário

O lixeiro passa terças, quintas, e sábados, porém bem cedo, é melhor colocar o lixo nestes dias para não fazer muita bagunça na lixeira.

Uma bituca pode começar um incêndio e lugar de lixo é no lixo, uma bituca de cigarro pode ficar por horas sujando as áreas comuns, expondo a risco inclusive as crianças do condomínio. Lembre-se de que este espaço é uma extensão da sua casa.



Descarte do óleo de cozinha usado


Ao lado da garagem próxima ao bloco 19 /20 há um latão com tampa lá você pode deixar seu óleo de cozinha usado dentro de uma garrafa pet fechada para que posteriormente seja recolhido, jamais jogue óleo pelo ralo ele acaba causando entupimento da tubulação.



Nas Áreas Comuns



Mangueira



É proibido lavar automóveis e objetos de praia na mangueira, ela existe para manutenção das área verdes do condomínio e seu uso indiscriminado pode causar a sua retirada pela administração.



Crianças



Mal comportamento, se há gritos, birra, depredação do condomínio, os pais devem ser comunicados.

Os pais são responsáveis por seus filhos e devem estabelecer limites a eles, inclusive quando estiverem dentro do apartamento.

O correto é limitar o horário para brincadeiras dentro do apartamento até no máximo 22h e no pátio apenas durante o dia. Crianças brincando após o anoitecer pode ser perigoso.

Ao utilizarem áreas comuns do condomínio, as crianças SEMPRE devem estar acompanhadas de um adulto, pois o condomínio tem lugares que podem ser perigosos para elas, como instalações elétricas, escadas e plantas (onde as crianças mechem e não podem).

Não é permitido que elas brinquem na garagem e no pátio da frente onde há circulação de carros pois podem ocorrer acidentes.

Não é permitido andar de skate, patins, patinetes, roller, bicicleta, triciclos, pelos saguões, nas escadas, nos hidrantes e caixas e postes de luz.

O zelador não pode e nem tem obrigação de cuidar das crianças, pois ele tem suas funções.



Animais


Se ocorrer sujeira na área comum do condomínio, recolha sempre e imediatamente os dejetos do seu animal.

Pelo condomínio: Use focinheira (médio e grande porte) e coleira.



Horário de silêncio


É proibido barulho das 23h ás 07h, exceto nos dias de festividades de fim de ano como natal e réveillon até as 00h30.



Na churrasqueira


Para utilizá-la é necessário registrar no livro que se encontra na casa do zelador, com horário de entrada e saída.

Cuide para que o local não fique extremamente sujo após o uso. É necessário limpar e deixar como você encontrou, retirar lixo ensacado, não deixar comida exposta, empilhar as cadeiras, limpar a mesa e os apoios de espetos.

O condômino é responsável por levar espetos, grelhas e tábuas e demais utensílios para o churrasco.

Se houver convidados, estes devem manter-se no local específico. Pouco antes do horário de silêncio acabar, começar a remover os itens mais barulhentos, como caixas de cerveja, aparelhos de som.



Reclamações e sugestões


Deverão ser registradas no livro de reclamações e sugestões que se encontra na casa do zelador.

Lembre-se, o síndico está colaborando na organização do condomínio ele não precisa ouvir certas reclamações como pedir pro vizinho moderar em algo, nada que uma conversa educada não resolva.

Caso isto não aconteça, registre no livro que a admistração tomará as medidas cabíveis.



Locatários


No caso dos apartamentos locados, ao entrar os locatários deverão registrar o nome das pessoas que ocuparam o mesmo, dois telefones e um endereço no livro que se encontra na casa do zelador, sendo os mesmos obrigados a seguir as mesmas regras aqui citadas.



Resumo: a administração do condomínio do Edifício Hydra expõe algumas regras para a boa convivência de todos

É expressamente proibido:

  • Deixar objetos pessoais e de praia nas áreas comuns;

  • Deixar varal de chão nas dependências comuns;

  • Lavar alimentos nas duchas externas;

  • Que as crianças utilizem as duchas sem auxílio de um adulto;

  • Circulação de veículos nas dependências do prédio com velocidade superior a 10 km/h;

  • Deixar os portões abertos ao passar;

  • Estacionar em vaga de outro condômino sem a permissão dele;

  • Utilizar farol alto nas dependências do condomínio;

  • Utilizar fixamente as vagas livres, elas são ROTATIVAS e para quem realiza serviços no condomínio;

  • Deixar bicicletas nas áreas comuns e vagas de outros condôminos;

  • Estacionar na vaga de carga e descarga do portão lateral;

  • Ao arrastar móveis, ligar secadores, brinquedos, e lidar com coisas que façam barulho entre as 23 h e 7h;

  • Colocar toalhas, tapete, roupas penduradas nas janelas;

  • Jogar comida, palitos de fósforo, gordura, preservativos, absorventes, papel higiênico, fraldas descartáveis, pelos vasos pias e ralos.

  • Deixar lixo nas áreas comuns ou lixeiras internas;

  • Jogar qualquer coisa pela janela;

  • Jogar bitucas de cigarro pelas áreas comuns;

  • Lavar automóveis e objetos de praia na mangueira;

  • Deixar crianças nas áreas comuns e no parquinho desacompanhadas de um adulto;

  • Que as crianças brinquem na garagem e no pátio da frente;

  • Brincar com roller, skate, patins, bicicleta, triciclos no saguão;

  • Brincar nas escadas, nos hidrantes, caixas e postes de luz;

  • Tomar sol nas dependências comuns

  • Animais de pequeno, médio e grande porte circulando sem coleira e/ou focinheira;

  • Exceder o horário de silêncio das 23h ás 07h, exceto nos dias de festividades de fim de ano como natal e réveillon até as 00h30;

  • Utilizar a churrasqueira sem agendar com antecedência e entrega-la suja. É de responsabilidade do zelador gerenciar o agendamento e conferir o local antes e depois da reserva, caso haja algum problema este deve ser relatado no livro de ocorrências.

  • Que os apartamentos locados de três quartos estejam com mais de 3 crianças e 7 adultos, e os de dois quartos com mais de 2 crianças e 4 adultos;

  • Depredar e modificar características e objetos das áreas comuns, como plantas, lixeiras, bancos, portões;

  • Realizar obras no período de Dezembro a Março, exceto mediante autorização prévia do síndico, por motivo justificado.



É dever do condômino

  • Recolher dejetos do seu animal pelas áreas comuns;

  • Separar o lixo reciclável e comum na lixeira do condomínio



É direito do condômino

  • Usufruir dentro das regras das áreas comuns;

  • Reclamar e deixar sugestões no livro de ocorrências que se encontra na casa do zelador.



Observações

  • Durante o período da temporada a coleta de lixo orgânico ocorre todos os dias pela manhã e o lixo reciclável é recolhido nas quintas-feiras.

  • Os apartamentos locados, ao entrar os locatários deverão registrar o nome das pessoas que ocuparam o mesmo, dois telefones e um endereço no livro que se encontra na casa do zelador, sendo os mesmos obrigados a seguir as mesmas regras aqui citadas;

  • É de responsabilidade do proprietário os fatos ocorridos por inquilinos;

  • Caso não sejam cumpridas as regras o condômino será advertido e se permanecer infligindo à regra o conselho se reunirá e estabelecerá multa ao condômino.



Reclamações e sugestões

  • Deverão ser registradas no livro de reclamações e sugestões que se encontra na casa do zelador.

  • Lembre-se o síndico está colaborando na organização do condomínio ele não precisa ouvir certas reclamações como pedir pro vizinho moderar em algo, nada que uma conversa educada não resolva.

  • Caso isto não acontece registre no livro que o conselho tomará medidas cabíveis



LEMBRE-SE O ZELADOR NÃO TEM A OBRIGAÇÃO DE PORTEIRO E CADA CONDÔMINO POSSUI SUAS CHAVES E CONTROLES NECESSÁRIOS PARA TER ACESSO AO CONDOMÍNIO